Transforme o seu consórcio em renda extra! Transforme o seu consórcio em renda extra! - Rigo Consórcios
Planejamento financeiro saiba como fazer o seu
16/12/2021
Destaque Nacional HS Consórcios
16/12/2021

O consórcio pode ser usado de diversas formas para planejar a realização dos seus objetivos. Seja para compra ou reforma de imóvel, terreno, veículo ou com objetivo de investimento, o consórcio é uma maneira segura de investir, já que não oferece riscos como outros tipos de investimentos.

Entre as maiores vantagens do consórcio está a ausência de juros. Ele se torna a melhor alternativa para quem tem tempo de planejar seus investimentos e, desta forma, é possível economizar dinheiro. A aquisição de uma carta de crédito envolve custos apenas com uma taxa administrativa, fundo de reserva e seguro (caso seja contratado), mas ainda assim os custos são muito menores que em caso de financiamentos que cobram altas taxas de juros.

Mas, e, porque a gente sempre fala que o consórcio é um investimento sem riscos? Ao escolher uma administradora, o mais importante é verificar se ela é regularizada pelo Banco Central do Brasil. Esta é a garantia de que você está entrando em um negócio confiável. Ainda que o seu consórcio possa levar um tempo até ser contemplado através do sorteio ou dando lances como forma de antecipar a contemplação, você tem 100% de certeza que irá receber o valor do seu bem, desde que pague corretamente todas as parcelas do seu consórcio. Outros tipos de aplicações financeiras oferecem riscos e não podem garantir a lucratividade do seu dinheiro ao fim do período destinado a isso.

Como ganhar dinheiro com o consórcio?

Além daquelas pessoas que se planejam para adquirir um bem com o consórcio, há os que desejam utilizar como forma de investir e realizar sonhos ainda maiores. Conheça as possibilidades!

Venda de cotas contempladas:

Ao ser contemplado você tem a possibilidade de vender a sua carta para alguém que deseja comprar um bem com consórcio, mas não quer esperar pela contemplação. Nesse tipo de negociação o comprador da carta vai pagar o que você investiu e mais o ágio determinado por você. É importante que a negociação seja feita de forma clara, mostrando o valor e o número de parcelas a serem pagas.

Aluguel de imóveis:

Ao adquirir uma e mais cartas de crédito você pode investir em compra de imóveis para posteriormente lucrar com valor de aluguel mensal. Até terminar de pagar o consórcio, você pode ir pagando as parcelas com o valor do aluguel. Após a quitação você pode optar por continuar pagando mais um consórcio para adquirir mais imóveis e pode escolher apenas lucrar com o seu investimento. As possibilidades são muitas e podem variar de acordo com o objetivo de cada um.

Compra e revenda de veículos:

O mesmo pode ser feito com veículos. Fazendo consórcio para veículos, você pode comprar veículos seminovos, usando o dinheiro da venda para quitação do consórcio e das parcelas restantes. Neste caso é preciso ter mais cuidado para verificar a procedência e estado do veículo que vai revender. Ter um mecânico de confiança e estar inserido neste meio para aproveitar boas oportunidades de compra, são itens fundamentais para garantir bons negócios.

Renda de juros da carta contemplada:

Outra possibilidade é deixar a carta contemplada rendendo juros. Caso você não tenha pressa para usar seu crédito contemplado, existe a possibilidade de deixar rendendo juros enquanto paga as parcelas restantes. O crédito é corrigido conforme as regras estabelecidas em contrato e seu crédito continua valorizado, o que pode ser vantajoso tanto para venda da carta contemplada, quanto para de seu bem.

Quer saber mais? Fazendo uma simulação em nosso site, você confere qual o tipo de investimento cabe melhor no seu bolso.